quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nove passos para uma rotina livre de estresse!

"A preocupação finge ser necessária, mas não serve a nenhum propósito útil.” Eckhart Tolle

Espero que você esteja desfrutando das intenções das aulas de Yoga no Espaço Akasha. Sempre é possível integrá-las em sua vida, mas se você ainda não conseguiu, aí vão umas dicas que venho colocando em prática na minha rotina para não dar espaço para o estresse.

Então é possível ter uma intenção e colocá-la em prática? Sim, mas vai depender de seu entusiasmo e esforço. Com certeza se seguir os passos abaixo você notará os benefícios em sua vida, assim como as pessoas ao seu redor. Falo por experiência própria!

Vamos caminhar juntos? Fixe-se no processo e não se apegue aos resultados, eles virão naturalmente.

Primeiro passo: respire profundo, pausa, observe - exale longamente. Use a respiração profunda diariamente ao acordar, em momentos de tensão, estresse, inquietação e antes de dormir. Inspire profundo e exale longamente para relaxar, soltar e estar presente.

Segundo passo: Pratique a auto observação. Observe seu corpo, suas sensações, pensamentos, emoções, com mais frequência ao longo do seu dia, o ideal é antes usar o foco na respiração para ancorar-se no presente.

Terceiro passo: Tenha uma vida social fora da rede virtual! Participe de atividades em grupo, conviva com as pessoas, isso pode lhe ajudar a colocar seus problemas em perspectiva. Participe dos Círculos de Meditação, dos encontros de Yoga Verde no Parque Lage, dos Retiros, Workshops do Espaço Akasha e outros, compartilhe experiências!

Quarto passo: Reflita sobre os acontecimentos desafiadores de sua vida sem assumir o papel de vítima, pois isso só reduzirá sua energia para transformar a situação em algo positivo. ‘Tudo o que acontece é para melhor’, este é um poderoso mantra, experimente!

Quinto passo: Experimente fazer uma lista de situações que roubam sua energia. Ao lado desta lista escreva o que pode fazer para transformar cada uma e focar a sua energia no que ‘realmente importa’, ‘no que é essencial’.

Sexto passo: Observe seus pensamentos e experimente o seu poder de não se identificar com tudo o que passa na sua mente, são energias e não seu verdadeiro ‘eu’. Aos poucos você começará a identificar padrões-pensamentos e então será mais fácil transformá-los!

Sétimo passo: Dedique algum tempo todos os dias para fazer algo que te energize: praticar yoga, ir à praia, meditar, cuidar das plantas, dançar, estar com os amigos, ler. Que sejam 15 minutinhos.

Oitavo passo: Tenha foco. Se precisar realizar algo, concentre-se, esvazie sua mente com a ajuda do primeiro passo e não deixe que nada desvie sua atenção, nem mesmo a preocupação com o resultado. Após finalizar o que precisa ser feito descanse, é hora de relaxar!

Nono passo: Sorria mais, experimente a alegria ao olhar para um cão, uma criança, um vídeo engraçado, sorria dos desafios. Sorrir alivia a tensão e melhora seu sistema imunológico A lista seria maior já que muito deixou de ser dito. Fico por aqui, já temos muito trabalho a ser feito! Você pode pensar em mais alguma coisa a acrescentar a esta lista. É só fazê-lo no espaço para “comentários”.

Lembre-se sempre do primeiro passo, ele é imprescindível diante de qualquer situação desafiadora: respire profundo, pausa, observe - exale longamente.

Obs.: Se você tem ideias para os próximos posts, por favor envie-as para mim. Você sempre me inspira!

Om Shanti Om!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As metas para ter clareza de intenções em 2015!



Foco no que é positivo e auto reflexão sobre o que sabota seu progresso.

Por Mariana Soares - terapeuta e professora de Yoga e Meditação

Você saberia identificar o que impede a realização de suas intenções, desejos, sonhos mais profundos? Falo de intenções simples, como ter tempo para a família, viajar, ter mais vitalidade, praticar mais hatha yoga, meditar mais, pedalar, ir a praia/cachoeira, estar com amigos, ler alguns livros, viajar e, ao mesmo tempo, estar com a vida financeira equilibrada, risos! Será que é querer muito?

Sem dúvida não. Dentro de cada pessoa existe um oceano de calma, tranquilidade, sabedoria, entusiasmo, coragem, criatividade, amor, prosperidade...Um potencial ilimitado para ser vivenciado e compartilhado. Experimentamos isso ao final de uma aula de Hatha Yoga após o savasana ou na Meditação. Quando foco no que realmente importa, é mais fácil seguir confiante e superar os “obstáculos” - padrões e crenças limitantes.

Torna-se claro então que para planejar e realizar intenções verdadeiras é necessário se conhecer, o tal autoconhecimento, uma palavra um pouquinho “suja”, mas imprescindível. Só assim é possível dar "passos" mais precisos e conscientes na direção de seu objetivo. Na Cura Reconectiva® e na Reconexão® as frequências de luz, energia e informação (= expansão da consciência) nos alinham ao nosso propósito de vida, nos conectam com o momento presente.

Que tal um exercício para lhe ajudar a identificar o que impede a ter clareza de propósito, foco, determinação, confiança, destemor? O ideal é ter ajuda de um profissional que acompanhe seu processo, mas podemos apenas dar início a essa auto reflexão agora. Disposto a trabalhar?

Experimente fazer uma lista de tudo o que traz peso, cansaço, gera ansiedade, tristeza, frustração, irritação, ou seja, tudo o que rouba sua energia. Por exemplo, dormir pouco, comer doces, remoer o passado, ser impaciente, falar demais, ficar horas no Facebook ou na frente da TV, gastar mais do que ganha, gastar tempo criticando ou julgando o outro, etc.

Depois de feita a lista, trace metas e objetivos claros e realistas de coisas que você pode fazer para não deixar espaço para os sabotadores de energia. Sim, é a auto sabotagem a mais desafiadora de todas, pois muitas vezes não se consegue ter consciência dela, e é aí que mora o perigo. O grande inimigo que diz “não” para sua intenção genuína, habita em seu interior! Na Constelação Familiar Sistêmica vemos isso com frequência. O que bloqueia seu progresso é exatamente algo que ficou preso em algum lugar lá atrás, muitas vezes em seu núcleo familiar (ancestral).

É hora de transformar os pontos que impedem seu progresso. Na Arteterapia trabalhamos muito com a arte como auto expressão para revelar o potencial criativo. Possíveis metas/objetivos (só para exemplificar): “Fazer escolhas mais saudáveis”, “Dormir cedo para estar na aula de Yoga pela manhã”, “Ressaltar as qualidades dos outros em vez de julgar”, “Ter tempo para silenciar a mente”, “Praticar hatha yoga para me conhecer, purificar o corpo e a mente, relaxar e ser mais paciente e menos impulsiva!”, “Me desligar do meu ex-namorado para atrair um novo relacionamento”, “Focar meu tempo no que realmente importa”, “Fazer uma lista de prioridades em minha agenda diariamente!”, “Dedicar tempo para ler e contemplar a natureza”, entre outras.

Ao listar e buscar “saídas” para o que te rouba energia, é possível criar metas e objetivos que contribuirão para uma transformação mais profunda, revelando um potencial interior muito maior que os padrões e crenças limitadores.

No Fogo Sagrado – Alinhamento Energético tem duas frequências de luz chamadas "Clara" e “Ilumino minha sombra com amor e compaixão”, que ajudam muito a trazer clareza e compaixão para o que é preciso transformar em minha personalidade. Toda vez que me deparo com uma forma ruim de atuar, busco uma saída criativa para não cair mais nela.

Mudar a maneira como pensamos e agimos se torna mais fácil quando há consciência, quando se tem disciplina para praticar a pausa, respirar profundo e longamente, ir para o espaço de calma e tranquilidade e sentir. Sim, sentir o que determinado pensamento ou atitude provoca em mim e no outro. Quando aplicamos a base da filosofia do Yoga( os Yamas e Niyamas) em nossas vidas isso se torna fácil!

Om Shanti Om!

Foto: Mariana Soares no olhar de Carmela Soares, em Visconde de Mauá, RJ.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Workshop "Meditar é simples", 22/02/2014



"Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si mesmo é a verdadeira sabedoria. Dominar os outros é força, dominar a si mesmo é o verdadeiro poder. " Lao Tzu

Neste workshop serão abordados alguns aspectos teóricos para uma melhor compreensão do que é a Meditação, das diferentes técnicas que existem, quais os seus efeitos e benefícios para a nossa saúde e crescimento pessoal. Vamos explorar mais detalhadamente a Meditação da Atenção Plena, fazendo alguns exercícios desta técnica.

O objetivo é que os participantes conheçam algumas técnicas que possam usar no seu dia-a-dia, para manter uma prática diária e também formar um grupo, uma sangha, que meditada em grupo, em comum-unidade!

Você aprenderá técnicas de meditação simples que pode fazer em casa, e todas podem ser realizadas sentando no chão, na cadeira ou deitando. Vamos usar bolsters, almofadas e blocos para criar uma postura firme e confortável, trabalhar posturas para ajudar a preparar o corpo e exercícios respiratórios para trazer a mente para o presente.

Programa:

- O que é a Meditação
- Diferentes Técnicas de Meditação
- Efeitos e benefícios da Meditação
- A Meditação da Atenção Plena
- Técnicas específicas da Yoga para facilitar e a desbloquear a respiração
- Posturas para preparar o corpo
- A postura de Meditação é Dinâmica
- Aspectos importantes para uma prática regular
- Meditação em Grupo e Individual

Valor de troca: R$ 150 reais (alunos do Espaço Akasha tëm 20% de desconto!). Apostila inclusa no valor!

O workshop será dia 22/02, de 9h às 12h, no Espaço Akasha, no Humaitá.

Mais informações: espacoakasha@gmail.com ou 98221-3933.

Om Shanti Om.

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...